O Ministério da Saúde lançou na tarde desta segunda-feira (13) um novo edital para o programa Mais Médicos com a abertura de 2 mil vagas em todo o país. No Rio Grande do Sul, há oportunidades para profissionais em 52 municípios. A maior parte é em cidades de pequeno porte no interior do Estado. Ao todo, são 69 vagas para o Rio Grande do Sul.
A lista com as vagas em aberto pode ser consultada aqui.
Os profissionais com formação no Brasil deverão fazer a inscrição entre os dias 27 e 29 de maio, no site do programa. Segundo o governo federal, a expectativa é de que eles comecem a atuar em junho. Caso as vagas não sejam preenchidas, haverá um outro chamamento para profissionais brasileiros formados em outros países.
A lista dos municípios com vagas abertas no país, segundo o governo, tem como um dos objetivos principais contemplar regiões de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.
O edital é o segundo lançado pelo Ministério da Saúde após Cuba anunciar a saída do programa, em novembro do ano passado. O primeiro foi aberto ainda naquele mês, para preencher as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos. Destas, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros formados no Brasil.