A taiwanesa He, 29 anos, passou por uma situação atípica na semana passada. Ao sentir incômodo e um dos olhos inchado, desconfiou que pudesse estar com uma infecção e foi ao hospital. Lá, os médicos descobriram que ela tinha quatro pequenas abelhas vivendo dentro de sua pálpebra, alimentando-se de lágrimas. As informações são do The Guardian.
Segundo o chefe de oftalmologia do Hospital Universitário de Fooyin, em Taiwan, Hung Chi-ting, esses insetos normalmente se concentram nas montanhas e perto das sepulturas, o que explica como elas entraram em contato com He, que cuidava do túmulo de um parente quando sentiu algo entrar em seu olho. Presumindo que fosse terra, lavou o olho com água, mas, à noite, quando o olho começou a inchar e ela sentiu uma dor aguda na pálpebra, foi até o hospital.
O médico conseguiu extrair com sucesso todas as quatro abelhas, vivas, do olho da mulher, sem nenhum prejuízo à visão. Segundo ele, isso só foi possível pelo fato de ela não ter esfregado os olhos.
— Eu vi algo que parecia com pernas de inseto, então, com o microscópio, eu as tirei lentamente, uma a uma, sem danificar seus corpos — disse Chi-ting.
As pequenas abelhas, conhecidas como Halictidae, são atraídas pela transpiração humana e podem ser encontradas no mundo todo. Elas não costumam ser agressivas e picam somente se tocadas.