O serviço de teleoftalmo completou um ano em Santiago, na Região Central, nesta semana. Os atendimentos online para oftalmologia são feitos no Centro Materno Infantil da cidade, e são referência para 22 municípios da região. Ao longo deste ano, mais de 1,2 mil pessoas já foram atendidas.
A Secretária de Saúde de Santiago, Gisélle Ribeiro Kolinski, explica que o serviço de teleoftalmologia funciona em sete cidades do Estado, em uma parceria entre as prefeituras, o Hospital Moinhos de Vento, a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde. O objetivo é agilizar os atendimentos, principalmente de baixa complexidade. Na região central, por exemplo, a referência é o hospital de Faxinal do Soturno. Agora, serão encaminhados – presencialmente – até o município somente os pacientes de média e alta complexidade.
Dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem que atuam no local monitoram o atendimento, feito remotamente por oftalmologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como em uma videoconferência. Na capital gaúcha, os médicos ficam disponíveis durante oito horas diárias para realizar as consultas.
O consultório foi todo equipado com materiais modernos, em um investimento de R$ 500 mil, financiado pelo Hospital Moinhos de Vento. A capacidade de cada consultório é de atender 24 pessoas diariamente, e em Santiago já foram atendidas, num mesmo dia, até 18 pacientes.
O paciente, que deve ter no mínimo oito anos, consegue o encaminhamento para o serviço de teleoftalmo em alguma unidade de Estratégia de Saúde da Família ou então por meio da Secretaria de Saúde. A consulta é marcada online, pela equipe de Porto Alegre e, então, o paciente pode sair com até sete diagnósticos do atendimento. Ainda, caso precise, ele ainda pode ganhar um óculos gratuito, em uma parceria feita com uma ótica de Santa Maria. Neste um ano de serviço, foram disponibilizados 100 óculos para os pacientes.