O serviço gratuito de teleoftalmo, um projeto de telediagnóstico da saúde ocular, começará a ser oferecido a partir da próxima segunda-feira (5) em Santiago, na região Central do Estado. Os atendimentos serão garantidos por meio de um programa feito em parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento de Porto Alegre e Ministério da Saúde.
Serão realizadas 528 avaliações de oftalmologia mensais em Santiago. De acordo com a secretária de Saúde do município, Gisélle Kollinski Ribeiro, o objetivo é otimizar o acesso das pessoas ao diagnóstico, diminuindo a demanda reprimida do setor e conseguindo direcionar melhor os pacientes para atendimento conforme a complexidade dos casos.
O serviço será oferecido no Centro Materno Infantil do município. Serão realizados sete tipos de diagnóstico. Os exames serão realizados remotamente pelos oftalmologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio presencial da equipe de enfermagem do consultório.
A cidade será referência para 22 municípios da região Central com os atendimentos. Para colocar o serviço em funcionamento, foi necessário o investimento em material para o consultório de R$ 500 mil, financiados pelo Hospital Moinhos de Vento.
Além disso, foram contratados dois técnicos de enfermagem por meio de um consórcio intermunicipal entre os 22 municípios que serão beneficiados pelo programa. A prefeitura também disponibilizou outros dois profissionais: um técnico em enfermagem e um enfermeiro do quadro da administração para atendimentos no programa.
Além de Santiago, os consultórios do serviço de teleoftalmo também serão instalados em Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Farroupilha.