Santiago será referência para 43 municípios da Região Central e também Fronteira Oeste no serviço de Teleoftalmo, um projeto de telediagnóstico da saúde ocular. O serviço será oferecido por meio de um programa feito em parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e Ministério da Saúde.
O objetivo é otimizar o acesso das pessoas ao diagnóstico. Serão realizadas as avaliações de aferição da acuidade visual; medição da pressão ocular; documentação fotográfica do aspecto externo do olho e erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia ou vista cansada).
Os encaminhamentos serão feitos pelo médico da atenção primária via Plataforma de Telessaúde. O exame será realizado remotamente pelos oftalmologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com apoio presencial da equipe de enfermagem do consultório.
Conforme a Secretária de Saúde do município, Gisélle Kollinski Ribeiro, a previsão é que os atendimentos comecem até o final de outubro. O investimento em material para o consultório remoto será de R$ 500 mil reais, financiados pelo Hospital Moinhos de Vento. Além disso, será necessária a contratação de alguns profissionais, por parte do município:
“Nós vamos precisar ter um médico que responda pelo serviço, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem. O município de Santiago vai arcar com esse médico, esse enfermeiro e desses três técnicos de enfermagem, nós iremos investir em um e os outros dois nós estamos em tratativas de via consórcio, estarmos até dezembro contratando esses profissionais”.
Serão 528 avaliações de oftalmologia mensais, realizadas em cada município sede, totalizando um acréscimo de 3.696 atendimentos no Estado. Além de Santiago, os consultórios também serão instalados em Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Farroupilha.