As 8.517 vagas do programa Mais Médicos que foram abertas após a saída de profissionais cubanos terminaram de ser preenchidas nesta quarta-feira (13), quase três meses depois da saída dos médicos estrangeiros. A garantia de que todas as vagas foram preenchidas foi dada pelo Ministério da Saúde nesta manhã, dia em que foram abertas as inscrições para brasileiros formados no Exterior.
O prazo seguiria até quinta-feira (14), mas, segundo o Ministério da Saúde, todas as 1.397 vagas que ainda estavam abertas foram ocupadas antes das 9h desta quarta. No Rio Grande do Sul, 630 postos de trabalho foram preenchidos no total. Com isso, todas as vagas foram ocupadas somente por brasileiros e não há previsão de que seja aberta chamada para profissionais de outros países.
No próximo dia 19, o Ministério da Saúde vai divulgar a lista completa dos profissionais que serão distribuídos em cada localidade. Todos que não tiveram o Registro do Ministério da Saúde vão realizar um módulo de acolhimento, com aulas e avaliação da coordenação nacional do programa.
Os profissionais ainda poderão desistir das vagas, já que o processo ainda depende de apresentação de documentação e mudança para as cidades. Em novembro de 2018, a Secretaria de Saúde do RS chegou a divulgar que todas as vagas deixadas pelos cubanos haviam sido preenchidas. Parte dos médicos, no entanto, desistiu – em janeiro deste ano, 131 vagas ainda aguardavam profissionais.