Segundo novo balaço divulgado na quarta-feira (9) pelo Ministério da Saúde, mais de 10 mil casos de sarampo foram confirmados no Brasil. De acordo com o levantamento, que compreende o período entre o início de 2018 e 8 de janeiro de 2019, foram 10.274 registros, sendo que dois Estados estão com surtos da doença: Amazonas, com 9.778 casos confirmados, e Roraima, com 355. Porém, a boa notícia é que, de acordo com a pasta, o número de novos casos está caindo.
O ministério informou que uma força-tarefa foi realizada no final do ano passado para concluir os casos que estavam em investigação em Manaus, que já tinha mais de 7 mil registros da doença. "Nas últimas semanas, houve diminuição na notificação de casos novos no Amazonas e em Roraima", diz a pasta.
Ainda de acordo com o balanço, 12 pessoas morreram por causa da doença em três Estados: seis no Amazonas, quatro em Roraima e duas no Pará.
Os surtos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, país que já sofre com surto da doença desde 2017.
Casos isolados também foram registrados em outras partes do país: 61 no Pará, 45 no Rio Grande do Sul, 19 no Rio de Janeiro, quatro em Pernambuco, quatro em Sergipe, três em São Paulo, dois em Rondônia, dois na Bahia e um no Distrito Federal.
Vacinação
Os locais que registraram casos de sarampo receberam, segundo o ministério, 15,5 milhões de doses da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano para intensificar campanhas, realizar vacinação de rotina e para ações de bloqueio.