Sam Ballard, um ex-jogador de rúgbi australiano, morreu na sexta-feira, aos 28 anos. Ballard foi vítima de um verme que ele contraiu após comer uma lesma em uma aposta com os amigos. O fato ocorreu há oitos anos, em Sidney, na Austrália. Uma doença causada pelo parasita paralisou quase todo o corpo do jovem durante esse tempo. As informações são do portal G1.
Conforme a imprensa australiana, o ex-atleta estava bebendo vinho entre amigos e, quando percebeu uma lesma passar pelo chão, foi encorajado a comer o animal. Provocado pelos parceiros, Ballard, então com 19 anos, engoliu o molusco vivo.
Somente dias depois, o jovem começou a sentir dores nas pernas. O diagnóstico acusou meningite eosinofílica, uma doença causadas pelo verme Angiostrongylus cantonensis. O parasita é encontrado em fezes de rato que são ingeridas por lesmas e caramujos. Ballard ficou em coma por 420 dias. Quando acordou, estava com o corpo totalmente paralisado.
De acordo com o G1, a situação do jovem ganhou os veículos de comunicação do país, que mostravam os cuidados que ele recebia da mãe, Katie. Ballard perdoou os amigos, e eles continuaram a fazer parte do dia a dia do ex-atleta.
O funeral de Ballard está marcado para esta quinta-feira (8). Jimmy Galvin, um dos amigos presentes na brincadeira, convocou, por meio das redes sociais, amigos, cantores e músicos acústicos para participar da cerimônia.
Segundo o G1, não se sabe o tipo de lesma que o jovem engoliu. Porém, casos envolvendo caramujos foram recentemente notificados no Maranhão, Espírito Santo, Acre, em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais . O animal também pode transmitir parasitas e provocar doenças como meningite e esquistossomose.