Morreu, no domingo passado (4), o jovem cearense que descobriu ter câncer ao fazer um teste de gravidez. O estudante José Gerardo Soares Filho, 19 anos, ficou conhecido ao descobrir a doença durante uma brincadeira feita em aula, em janeiro de 2017.
Na época, o exame deu falso positivo para gravidez em função de uma alteração hormonal provocada por TGC (tumor de células germinativas, coriocarcinoma), localizado no mediastino (região torácica). Este câncer é, em sua forma pura, o mais raro dos tumores de células germinativas do mediastino. Ele afeta homens jovens (de 15 a 35 anos de idade) e raramente mulheres. Um dos sintomas é justamente a b-HCG sérica muito elevada — o hormônio cuja dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez.
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, depois de receber o diagnóstico, o jovem se submeteu a sessões de quimioterapia, no entanto, os exames sinalizavam a evolução da doença, impossibilitando a cura. Para custear uma cirurgia em São Paulo, a família do jovem chegou a fazer uma campanha na internet que contou com apoio de celebridades como o youtuber Whindersson Nunes.