A vacinação contra o sarampo dentro de 130 escolas de Ensino Médio da Capital não tem mais data definida para começar. A prefeitura havia confirmado o início da imunização para a próxima segunda-feira (22), mas a previsão foi adiada.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o mapeamento das escolas está pronto, mas o setor responsável pela elaboração do cronograma informou que precisa de mais tempo para organizar a ida das equipes de saúde às 130 escolas. O motivo, segundo a SMS, é que o processo envolve deslocamento de agentes e armazenamento de material, já que os equipamentos devem manter a temperatura das vacinas para que haja eficácia. Ainda conforme a pasta, a Secretaria Estadual de Educação já foi comunicada sobre a ação em colégios estaduais.
A previsão da prefeitura é que o plano de ação contra o sarampo comece ainda em outubro e seja mantido durante novembro e dezembro, antes das férias escolares. Os colégios escolhidos fazem parte do Programa Saúde nas Escolas. As instituições que não receberão equipes de vacinação terão um cronograma para que os alunos compareçam as unidades de saúde do seu bairro.
O objetivo da vacinação nas escolas é imunizar os jovens de 15 a 29 anos, faixa etária mais atingida até agora pelo sarampo. As equipes vão até o local para vacinar quem não tem o registro de imunização ou quem nunca foi vacinado. A prefeitura também vai pedir apoio do Exército para imunizar os militares dentro dos quartéis e estuda uma parceria para com as universidades, semelhante ao que será feito em escolas.
Porto Alegre concentra 36 dos 43 casos de sarampo registrados no Estado este ano e é a única cidade onde o vírus ainda está circulando.