Uma mulher de 53 anos precisou remover o útero e os ovários por conta de um mioma uterino de 27 kg, segundo um relatório da revista cientifica BMJ. O caso ocorreu em Singapura, e os médicos que realizaram a operação informaram que houve severa perda de sangue durante o procedimento. As informações são do G1.
Segundo o artigo, é comum que tumores benignos sejam encontrados no sistema reprodutor feminino, principalmente após os 50 anos. Já os miomas considerados gigantes, que têm um peso superior a 11,4 kg, são muito raros. Tumores como o da paciente operada em Singapura são perigosos, já que podem causar uma pressão exagerada e acabar deformando órgãos vitais, como o coração e os pulmões.
De acordo com o jornal The Washington Post, a mulher chegou ao hospital com dificuldades para se movimentar e relatou que não conseguia mais respirar normalmente há cerca de seis meses. O médico Poh Ting Lim, que assina o relatório, contou ao jornal que a paciente não procurou antes o atendimento médico por estar com medo de realizar a cirurgia.
Após a retirada do tumor, que tinha cerca de 65 centímetros, a mulher passou por uma cirurgia plástica para reconstruir a parede abdominal.
Caso semelhante
Em fevereiro deste ano, uma moradora dos Estados Unidos precisou realizar a retirada de um tumor de 60 kg do ovário. A operação foi realizada no Hospital Danbury e só foi divulgada três meses depois, quando a paciente retornou as suas atividades como professora.