Publicação do jornal Clarín, de Buenos Aires, revela: a cirurgia feminina que mais cresce na Argentina é a labioplastia – ou ninfoplastia, procedimento de redução dos lábios vaginais. O aumento da procura foi de 45% nos últimos três anos.
Os médicos ouvidos pelo jornal explicam que a labioplastia é, na quase totalidade das vezes, de caráter unicamente estético. Creditam parcialmente o aumento da demanda à popularização da pornografia e da troca de imagens privadas online, o que haveria criado padrões de comparação antes inexistentes.
A depilação íntima é apontada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Níveo Steffen, como principal motivo do crescimento da procura.
– Quando a retirada dos pelos era feita de uma maneira mais tradicional, os lábios vaginais quase não apareciam – afirma.
A última estatística da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de 2016, apontou a labioplastia como a cirurgia estética mais procurada pelas brasileiras. A maior parte das mulheres que procura pela intervenção já teve pelo menos um filho de parto normal e tem entre 45 e 55 anos.