Na última quinta-feira (9), o canal de humor Porta dos Fundos publicou, no YouTube, um vídeo que tem causado polêmica entre o público. Nas imagens, o ator Gregório Duvivier aparece fazendo o papel de outro youtuber, que alega ter comido várias fatias de pizza e litros de refrigerante sem respirar e, logo após, diz que vai injetar 25 mililitros de insulina no corpo.
Diferentemente do que esperavam, o vídeo não foi recebido como engraçado por muitos internautas. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) considerou o conteúdo ofensivo e publicou uma nota de repúdio ao Porta dos Fundos. A médica e presidente da organização, Hermelinda Cordeiro Pedrosa, desaprovou a ironia usada no vídeo.
— Não é a forma que se deve proceder em relação ao diabetes, uma doença complexa, epidêmica e em crescimento — lamentou a médica em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Para a médica, o conteúdo é um desserviço para as pessoas que precisam usar insulina pela primeira vez, já que muitas delas têm muito receio.
— É perigoso esse tipo de divulgação, há pessoas usando insulina como anabolizante, de forma incorreta e perigosa. Tentamos entrar o contato com o Porta dos Fundos, mas, até agora, não tivemos resposta — disse à Folha.
Nas redes sociais a opinião sobre o conteúdo do vídeo se divide. Enquanto alguns concordam com a SBD e alegam que a doença não é brincadeira, outros dizem que a intenção era apenas o humor, fazendo uma sátira dos youtubers Luccas e Felipe Neto. O Porta dos Fundos e Gregório Duvivier não responderam às solicitações de contraponto.