O Postão 24 Horas de Caxias do Sul voltou a ficar sem pediatras por 12 horas neste final de semana. Entre 20h de sábado (7) e 8h de domingo (8), a referência para atendimentos de crianças foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. Segundo o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, a solução para a falta de profissionais no pronto atendimento do Centro passa pela contratação de seis pediatras nomeados na semana passada. Conforme o secretário, a previsão é de que o processo de contratação leve cerca de 40 dias. Isso significa normalização no atendimento até o final de agosto.
Se todos aceitarem integrar o serviço público, serão distribuídos para atendimento tanto no Postão quanto em Unidades Básicas de Saúde. Caso profissionais desistam das vagas, Freitas Júnior diz que a prefeitura fará contratos emergenciais. Ainda assim, o secretário explica que existe uma preocupação por causa do baixo número de pediatras disponíveis no mercado de trabalho.
— A especialidade da pediatria é uma especialidade para a qual a oferta de profissionais no mercado está muito pequena. É uma especialidade que afeta não só a questão da saúde pública, mas também a saúde privada enfrenta uma demanda e não tem a disponibilidade do profissional nesta especialidade.
Desde o início de maio, a falta de pediatras aos finais de semana no Postão tem sido recorrente.
Nomeação de servidores
Além dos pediatras nomeados na semana passada, a prefeitura também chamou para o serviço público outros 30 profissionais da área da saúde aprovados em concursos públicos. São ginecologistas, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e fonoaudiólogo. Para outras áreas, foram nomeados ainda motorista, agentes administrativos e procurador.