A prefeitura de Tupanciretã, na Região Central, publicou decreto que antecipa o recesso escolar das escolas municipais em função da circulação do vírus da gripe no município. No início do mês, a cidade registrou a morte de um menino de 12 anos em decorrência do vírus H3N2, um dos tipos da Influenza A.
De acordo com o prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum da Silva, a medida foi tomada após a confirmação da morte causada por gripe e também depois vários moradores apresentarem os sintomas da doença. Dessa forma, o recesso que começaria no dia 20 deste mês, foi antecipado para esta terça-feira (17), com encerramento previsto para o dia 30 de julho.
— Nós estamos com essa preocupação, já que há muitas crianças com gripe na cidade e isso impacta também na frequência escolar. Além disso, há bastante pessoas internadas no hospital com sintomas de gripe e então nós resolvemos amenizar esse problema, mantendo as crianças em casa.
Ainda conforme o prefeito, a Coordenadoria Regional de Educação já emitiu um comunicado, no qual afirma que seguirá a determinação do decreto e antecipará o recesso escolar na rede estadual do município. A única escola particular de Tupanciretã também suspenderá as aulas a partir desta terça.
A prefeitura ainda estuda quais medidas serão tomadas com relação as atividades nas creches, já que o serviço é necessário para as pessoas que trabalham e precisam deixar seus filhos nas instituições:
— Vamos discutir com o Ministério Público sobre qual procedimento deve ser adotado nessa situação, para saber se vamos fechar uma ou duas creches e deixar as outras em funcionamento, ou se vacinamos todas as crianças e professores que faltam vacinar. Neste caso, eu acho que a vacinação é o melhor caminho —, destacou o prefeito.
O prefeito informou ainda que já está em negociação com a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde em busca da disponibilização de mais doses da vacina contra a gripe. O município atingiu uma cobertura vacinal de mais de 94% dos grupos de risco.
Outros desdobramentos
Logo após a confirmação da morte por gripe no município, a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, que atende Tupanciretã, determinou a vacinação imediata das pessoas que tiveram contatos íntimos com a vítima. Os colegas de aula do menino também foram imunizados contra a gripe.
Além disso, a administração do Hospital Brasilina Terra suspendeu as visitas aos pacientes. O objetivo é evitar a proliferação do vírus Influenza, causador da gripe. Por conta da restrição, desde então, os pacientes podem contar apenas com o acompanhante, sem mais visitas.