Depois de revelar, no fim de maio, que havia passado por uma cirurgia para retirada de um tumor de mama, a apresentadora Ana Furtado segue compartilhando sua rotina contra a doença. Na terça-feira (12), ela postou uma foto no Instagram mostrando os bastidores da quimioterapia e falando sobre o procedimento que faz para evitar a perda dos cabelos, a crioterapia.
Indicada para alguns pacientes, a técnica consiste no resfriamento do couro cabelo com o objetivo de impedir que as drogas usadas na quimioterapia cheguem ao couro cabeludo provocando a queda dos fios, como explica a coordenadora assistencial da Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Taiana Saraiva:
— Vulgarmente explicando, no momento que uso a touca congelada, há uma vasoconstrição e a droga não chega ao bulbo capilar. Assim, preserva essas células.
Na maioria dos casos, a touca a -4°C é colocada 45 minutos antes de iniciar a quimioterapia e só é retirada 90 minutos após o término do procedimento. Isso garante uma taxa de sucesso superior a 66%, indica Taiana. Contudo, os bons resultados não dependem somente do equipamento: a droga usada na quimio também interfere:
— Para ter sucesso depende da droga. Com algumas, conseguimos um resultado melhor.
Embora seja uma boa opção para preservar as madeixas, a técnica não pode ser usada quando há doenças sanguíneas, pois a droga precisa de uma maior circulação nesses casos. Também é contraindicado para pessoas que não tolerem o frio e crianças— que também são mais sensíveis às baixas temperaturas.
No Moinhos de Vento, o tratamento é oferecido somente para pacientes particulares.