Os casos confirmados de toxoplasmose aumentaram para 105 em Santa Maria, na região central do Estado, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde na tarde desta sexta-feira (27). Dezoito são gestantes. No último levantamento, apresentado na terça-feira (24), eram 51 pessoas infectadas: assim, em apenas três dias, a quantidade de casos confirmados aumentou 105%.
Até o momento, houve 262 notificações de casos suspeitos: 231 casos já foram investigados e, além dos 105 casos confirmados, 11 exames deram negativo. Os casos foram registrados em 19 bairros da cidade. A Secretaria da Saúde investiga a morte de dois fetos, de 28 e 36 semanas de idade gestacional, cujas mães tiveram a confirmação de toxoplasmose aguda. Foi constatada, ainda, a doença em um bebê de quatro meses e na mãe dele.
A incidência em gestantes é o grande pesadelo do surto de toxoplasmose que atinge Santa Maria e que foi oficialmente reconhecido pelas autoridades no dia 19 de abril. Quando a infecção acontece durante a gravidez, há risco de aborto, microcefalia e doenças neurológicas para o feto.