A licitação para a construção da segunda fase do bloco cirúrgico do complexo de saúde junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Botafogo de Bento Gonçalves, foi lançada novamente. A primeira tentativa de contratar a empresa para executar a obra, orçada em R$ 4 milhões, resultou deserta. Por isso, nesta semana, o processo foi retomado e as propostas serão apresentadas no dia 8 de março.
O projeto prevê oito salas de operação. O complexo já tem duas. Conforme o secretário adjunto de saúde, Marlon Pompermayer, a expectativa é de que até o final de março o processo licitatório esteja concluído, se aparecerem candidatos e não houver recurso interposto pelas empresas participantes.
No entanto, pela complexidade da obra, que inclui reforma e uma construção nova ao lado da UPA, a previsão de inauguração do bloco cirúrgico é para 2019.
Antes disso, o município prevê a inauguração do laboratório de patologia ainda neste ano. A abertura dos envelopes das empresas que se candidataram a fornecer os móveis para esta ala vai ocorrer no próximo dia 19.
A partir da conclusão destas fases, a intenção da prefeitura é contruir um hospital na área da UPA Botafogo, um plano antigo que vem sendo tratado na cidade.