A mãe do bebê que foi salvo graças à orientação de um bombeiro voluntário em Teutônia, no Vale do Taquari, chamou de anjo o profissional que a ajudou a salvar o filho, de apenas 12 dias. O caso ocorreu na quinta-feira (11), quando Jussara Markmann, 35 anos, amamentava o menino, que se afogou com o refluxo.
Ela ligou para o telefone 193 e foi atendida pelo bombeiro voluntário Matheus Cardoso, que explicou o passo a passo para desengasgar a criança.
Na manhã deste sábado, em entrevista ao programa SuperSábado, da Rádio Gaúcha, Jussara ficou emocionada ao lembrar da história.
- O corpo de bombeiros foi extremamente fundamental. O trabalho foi essencial, muito, muito bom. São anjos mesmo, para ajudar a gente. Sem palavras para agradecer, ressaltou.
O menino Lucas é o segundo filho de Jussara. Ela contou que nunca havia passado por uma situação semelhante.
O procedimento em casos de urgência como esse é o seguinte: enquanto um profissional ajuda com orientações ao telefone, uma equipe vai até o local para prestar o atendimento. Foi o que aconteceu no caso de Teutônia. Quando os paramédicos chegaram na residência da família, o bebê já estava fora de risco.
Jussara disse que ainda não se encontrou com o bombeiro que a ajudou.