Mesmo com a revogação do edital de gestão compartilhada do Postão 24horas de Caxias do Sul, que abriria espaço para remanejar médicos para atender em bairros, a Secretaria da Saúde dará prosseguimento ao trabalho de regionalização da atenção básica. A mudança já ocorre, ainda de maneira experimental, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona sul da cidade.
A prefeitura chegou a anunciar, na semana passada, a entidade que havia apresentado a melhor proposta para administrar o Postão 24h. Porém, diante da rejeição do Conselho Municipal da Saúde em reunião realizada na quarta-feira passada (20), o município voltou atrás. A proposta consistia em transferir os servidores do Postão para as UBSs. Assim, a urgência e emergência seria realizada por profissionais terceirizados.
Conforme a secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan, com a rejeição do Conselho Municipal da Saúde, o UBS+ no modelo que havia sido concebido seria inviabilizado no plano de colocar os profissionais que atuavam no Postão para fazer o acolhimento com avaliação de risco nos postos de saúde. Todas as UBSs teriam equipes, mas o posto de saúde de referência da região teria mais profissionais.
No entanto, o trabalho de regionalização, de acordo com a secretária, continua na região Sul da cidade com as UBSs desenvolvendo trabalhos em conjunto, inclusive com um diretor de território. São quatro UBSs que compõem a regional Sul - Alvorada, Salgado Filho, São Caetano e Esplanada (unidade referencial).