O Postão 24 Horas de Caxias do Sul não terá mais a gestão compartilhada. A prefeitura decidiu revogar o edital para a escolha da entidade após o Conselho Municipal de Saúde rejeitar a proposta do município.
Conforme nota divulgada pela secretaria da Saúde, a revogação atende a decisão tomada pelo Conselho Municipal de Saúde. Na quarta-feira (20), o conselho rejeitou a terceirização da unidade, mas aprovou o programa UBS+. Pelo projeto, todos os funcionários do Postão, que são 265 servidores, seriam remanejados para as quase 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias para aumentar o número de funcionários na atenção básica. Assim, o trabalho de urgência e emergência oferecido pelo Postão seria realizado por profissionais contratados por uma entidade privada sem fins lucrativos. A previsão era de que o serviço começasse em março.
Na segunda-feira (18), os envelopes foram abertos. O processo estava em fase de recursos. Duas entidades contestaram o resultado.
Ainda segundo a nota da prefeitura, com a revogação do edital, o programa UBS+ fica inviabilizado, já que a ampliação dos serviços da atenção básica dependia do novo modelo de gestão do Postão.