A semana nacional de combate ao Aedes aegypti começa nesta segunda-feira (23) voltada à conscientização e prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. No Rio Grande do Sul, a campanha vai mobilizar os setores da saúde, educação e assistência social.
Entre as atividades previstas estão mutirões de limpeza e a entrega de prêmios da gincana escolar de 2017, que teve o tema #TCHÊSOMEAEDES. Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde também pretende desenvolver nos municípios atividades em escolas, centros de assistência social e unidades de saúde.
Cada município tem autonomia para desenvolver as atividades de prevenção. No entanto, o panorama de greves de servidores no Estado e em Porto Alegre deve interferir em parte das atividades. Um exemplo é a cerimônia de entrega dos prêmios da gincana escolar, que ocorrerá na próxima quarta-feira (25), às 14h30. O local foi transferido de uma escola para a sede da Secretaria Estadual da Esducação (Seduc). Além disso, alguns postos de saúde que poderiam prestar auxílio aos usuários podem estar fechados em função da greve dos servidores de Porto Alegre.
Apesar de admitir que os usuários podem enfrentar problemas para ter acesso aos serviços da campanha em virtude da greve, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marilina Bercine, afirma que os trabalhos seguirão durante o decorrer do ano.
Ainda conforme a diretora, existe preocupação das autoridades para que a população não relaxe com os cuidados pelo fato de o Rio Grande do Sul não registrar casos autóctones de dengue desde dezembro de 2016.
– É uma semana de mobilização, mas todos os dias tempos que prevenir. Temos que trabalhar essa questão o ano inteiro.