Quem precisa usar óculos muito provavelmente já passou pela situação de “empilhar” um acessório com as lentes escuras sobre os óculos de grau para conseguir enxergar estando sob o sol. Além de esteticamente estranha, a peripécia pode ser bem desconfortável e incômoda; isso sem falar na possibilidade de danificar os objetos por conta da sobreposição. Aqueles que preferem não correr esse risco, muitas vezes precisam ficar trocando de um par para o outro de acordo com o ambiente (especialmente ao longo do verão, quando as idas e vindas do sol para a sombra se tornam frequentes), prática que pode ser cansativa.
Por conta disso, os óculos de sol com grau têm crescido em popularidade, com lentes que podem variar desde as mais escuras até as claras e em gradiente, também conhecidas como degradê. O oftalmologista Frederico Eggres de Oliveira crê que a alternativa oferece uma grande vantagem, mas relata que muitos pacientes – especialmente os usuários de lentes multifocais – têm dúvidas sobre a possibilidade de incluir a necessidade expressa em receituário nos óculos escuros:
— O multifocal já carrega o preconceito de ser de mais difícil adaptação, então, quem os usa, sempre tem um certo receio em relação a mudanças. No entanto, não há nenhuma contraindicação em formular essa ou quaisquer outras lentes de grau em óculos escuros, lembrando sempre que no caso dos multifocais a armação não pode ser muito fina, uma vez que a lente tem uma altura mínima de três centímetros.
De acordo com Oliveira, os míopes, por serem mais dependentes dos óculos, são os principais beneficiados. Com a possibilidade de não precisar trocar de acessório a cada mudança da incidência de luz, as lentes fotocromáticas — ou transitions — também são uma opção moderna e bastante procurada.
— A transitions não escurece tanto quanto a lente naturalmente escura, mas não deixa de ser uma alternativa. A grande vantagem dos óculos de sol com grau se dá em situações em que se usa as lentes escuras por um longo período, como dirigir sob o sol ou um dia de verão na praia, por exemplo. É uma excelente opção para qualquer usuário, desde que seja escolhido um produto de boa qualidade — explica Oliveira.
Óculos de sol também são aliados na hora de criar um estilo
O mercado oferece uma infinidade de tipos de armações. E justamente por ter tantas opções é que muitas pessoas utilizam os óculos não apenas para enxergar melhor ou para se proteger do sol, mas como uma forma de manifestar seu estilo. Como estão sempre em evidência, no centro do rosto, é bom pesquisar bem antes de escolher um modelo, lembrando de testar se ele combina com o desenho do seu rosto, se é confortável e se encaixa com suas necessidades.
Não importa se de grau, de sol ou os dois juntos, o importante é sempre encomendar suas lentes em uma ótica regularizada e, de preferência, com uma variedade grande de opções para a armação. A Safira, por exemplo, trabalha com marcas de valores mais acessíveis até grandes grifes, com a possibilidade de incluir o grau na maioria dos modelos de sol.