Porto Alegre

Temporal
Notícia

Chuva intensa e com granizo alaga ruas e derruba árvores em Porto Alegre

Temporal atingiu a Capital entre as 16h e 17h desta quinta-feira (16). Somente no bairro Cidade Baixa, choveu 20 milímetros. Estações de Tratamento de Água do Dmae ficaram sem energia, podendo gerar falta de água em alguns bairros

Guilherme Gonçalves

Enviar emailVer perfil

A chuva forte que caiu nesta tarde, acompanhada de granizo em alguns pontos, provocou transtornos em Porto Alegre. Diversas ruas registraram alagamentos e também queda de árvores. As pancadas ocorreram entre as 16h e 17h desta quinta-feira (16)

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em três horas, choveu 20 milímetros somente no bairro Cidade Baixa. No bairro Navegantes, foram 9 milímetros; no Belém Velho e na Agronomia, 5 milímetros; e no Partenon, 3 milímetros. 

Pedras de gelo foram observadas no Centro Histórico e em bairros como Cidade Baixa, Azenha, Praia de Belas, Farroupilha, Bom Fim e Menino Deus. Em outras regiões da cidade, como no bairro Teresópolis, houve apenas o registro de chuva forte. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou sete ocorrências de queda de árvores em decorrência da tempestade. 

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que o temporal deixou sem energia elétrica as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Menino Deus e Tristeza. Com isso, pode haver desabastecimento ou baixa pressão nos bairros atendidos pelos sistemas. A CEEE Equatorial foi acionada para atuar nestes pontos. 

A reportagem de Zero Hora procurou a concessionária para saber sobre os pontos onde há falta de luz na Capital, mas a resposta dada foi apenas que "não é nada significativo" e que "as equipes estão atuando para restabelecer a energia" nos locais afetados. 

No Centro Histórico, a água invadiu lojas na Avenida Borges de Medeiros e na Rua Voluntários da Pátria. 

Desde que fizeram essa obra do Quadrilátero, temos este problema. Esse prédio tem 80 anos, e isso nunca aconteceu. Colocaram o piso muito alto, não mantiveram a mesma elevação de antes, e agora é sempre assim. O pessoal está tendo prejuízo — diz Mary Sandra Tavares, gerente administrativa do edifício Vera Cruz, onde fica a loja da Severo Roth, atingida pela água nesta quinta-feira. 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, às 16h45min, oito ocorrências abertas, sendo uma por semáforo fora de operação e três de bloqueios nos cruzamentos da Rua Marechal Floriano Peixoto com Praça XV de Novembro; na Avenida Wenceslau Escobar com Otto Niemeyer; e na Avenida Loureiro da Silva com Rua Antonio Carlos Guimarães.

No bairro Cidade Baixa, houve pontos de alagamento nos encontros da Rua Lima e Silva com a República e com a Sofia Veloso. Nas avenidas Loureiro da Silva, Osvaldo Aranha e Paulo Gama, ao lado da Redenção, o problema se repetiu. Uma faixa para carros na Rua da Conceição foi bloqueada devido a um ponto com acumulo de água. 

Por volta das 17h45min, os comerciantes já limpavam as calçadas. Um contêiner que estava na Rua da República chegou a ser arrastado para a José do Patrocínio. Administrador da Sorveteria Joia, na esquina entre as duas ruas, Clenir Selau, 60, viu o tradicional ponto da Capital ser novamente invadido pela água.

— A chuva mais uma vez chegou, entrou na porta, veio até aqui no balcão. Questão de uns 15 minutos a 20 minutos. A gente jogando água porta a fora, passou por banheiro lá também. Foi feio, o pessoal meio que se abrigou por aqui, que não dava pra sair. Quando os carros passavam, chegou a fazer onda. — relatou Selau.

Alerta atrasado

Moradores de Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana relataram ter recebido alerta da Defesa Civil para a possibilidade de chuva e granizo após o começo da chuva. O aviso é emitido, dentre outras formas, via mensagens de texto, e idealmente antes dos episódios. De acordo com a entidade, a Sala de Situação recomendou o envio do aviso às 15h53min. Minutos depois, às 16h, o Centro de Operações da Defesa Civil confirmou o envio dos avisos. 

A Defesa Civil justifica que as mensagens não chegam a todos os usuários ao mesmo tempo. Alguns podem receber o aviso climático antes ou depois do que outros, porque o encaminhamento das mensagens de texto depende das operadoras de telefonia — o que pode variar entre os moradores cadastrados no sistema. 

Já a Defesa Civil Municipal fez o aviso às 16h31min através de suas redes sociais. O órgão também não chegou a acionar os totens do sistema de monitoramento e alerta antes da chuva começar, que foram instalados em 10 áreas de risco da Capital na quarta-feira (15). 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00