A Delegacia de Delitos de Trânsito de Porto Alegre aguarda o resultado de laudos periciais para confrontar conclusões científicas com o depoimento que será tomado com o motociclista envolvido na batida de trânsito. A colisão resultou na morte de Vinicius de Andrade Cordeiro, 43 anos. Músico e publicitário, Vini, como era chamado entre os mais próximos, estava em uma patinete.
O acidente aconteceu numa travessia de pedestres, sobre faixa de segurança, na altura do número 1.981 da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, em 1º de novembro. O condutor da motocicleta, um homem de 47 anos, sofreu lesões ao ter o corpo projetado sobre o asfalto. Ele foi hospitalizado e liberado no dia seguinte. Conforme o titular do inquérito, delegado Carlo Butarelli, a decisão é por tomar o depoimento após a análise dos resultados das perícias.
— É mais interessante para a investigação ouvirmos o relato do condutor tendo em mãos os laudos. Assim, poderemos confrontar as declarações com as conclusões dos peritos — descreve Butarelli.
Cordeiro, integrante da banda Os Latinoamericanos, foi sepultado em 2 de novembro, na Capital. Ele deixou pais, irmãs, companheira e dois filhos de relacionamentos anteriores, meninos de 13 e oito anos de idade.
Verde ou vermelho?
Em análise, estão questões como condições dos veículos motocicleta e patinete, dinâmica da colisão e causa da morte. Além destes fatores, um elemento será preponderante para conclusões acerca de responsabilidades: o estágio do semáforo. Naquele ponto, alerta o delegado, existem equipamentos com sinalizações para condutores e para pedestres. A perícia, com base em informações e imagens, irá determinar para qual das passagens o sinal estava verde ou vermelho.
A investigação sobre o acidente que vitimou Cordeiro obteve imagem que exibe parte da dinâmica do fato. O músico cruzava a via junto a uma faixa de segurança quando percebeu a aproximação da motocicleta. O vídeo, captado por uma câmera de segurança nas proximidades, demonstra que ele tenta parar, colocando o pé no asfalto, mas cai. Caído, ele é atropelado pela motocicleta. Em seguida, é possível ver o motociclista tendo o corpo projetado à frente, junto da moto.
Primeira morte, diz EPTC
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), trata-se da primeira ocorrência grave envolvendo patinetes elétricas no trânsito de Porto Alegre (leia nota na íntegra abaixo).
O acidente ocorreu pouco após o meio-dia, em uma área da cidade onde há diversidade de estabelecimentos comerciais e intensa movimentação de veículos e pedestres. O fato mobilizou pessoas que estavam próximas, na tentativa de socorrer com brevidade os envolvidos. Cordeiro não resistiu e teve a morte constatada no local.
Por nota (leia a íntegra abaixo), a operadora Jet, proprietária da patinete pilotada pela vítima, expressou condolências aos familiares e citou o seu compromisso com práticas de segurança e educação para o trânsito.
Nota da EPTC
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) têm ciência de todas os sinistros com envolvimento de patinetes registradas nas vias públicas que são registradas pelos usuários e pelos agentes em atendimento a estas ocorrências, para que possamos avaliar quais fatores podem ter contribuído e podermos atuar de forma preventiva no futuro.
Até a data de hoje, 1° de novembro, não havia registro de caso gravíssimo.
Nesta sexta-feira uma colisão entre moto e patinete, na altura do numeral 1987 da av. Protásio Alves, resultou na morte do usuário da Patinete de cor azul, da empresa JET, que está autorizada operar em Porto Alegre desde abril deste ano. A ocorrência está em atendimento na Delegacia de Crimes de Trânsito da Polícia Civil.
Até esta data haviam sido registrados quatro sinistros com envolvimento de patinetes em Porto Alegre, sendo um em fevereiro, um em abril, um em setembro e um último em outubro de 2024. No ano de 2023 foi registrado, somente no mês de dezembro, apenas um sinistro de trânsito com envolvimento de patinetes.
Esta é a maior preocupação neste tipo de operação de micromobilidade e por esta razão a Escola Pública de Mobilidade da EPTC realiza ao longo do ano diversas e regulares ações educativas com o foco em orientar a população sobre o uso correto dos patinetes, para explicar as regras e dar dicas de condução segura para quem utiliza o equipamento.
É importante que todos as pessoas em circulação desenvolvam o autocuidado e a percepção do risco para diminuir o número de vítimas no trânsito.
É importante que as ocorrências em vias públicas sejam sempre registradas através da central de Atendimento ao Cidadão 156 ou 118, com acionamento dos agentes da EPTC. Em caso de sinistro de trânsito com lesão (feridos), os agentes de trânsito farão o primeiro atendimento e encaminharão as partes envolvidas para a Brigada Militar ou a Polícia Civil, que são os órgãos com competência para o atendimento dessas ocorrências. Em casos de sinistros apenas com danos materiais a competência é da EPTC.
As operadoras possuem seguro para os casos de sinistros de trânsito com envolvimento de patinetes que podem ser acionados pelos clientes.
Nota da empresa Jet
A JET lamenta profundamente o acidente de trânsito que ocasionou a morte de um usuário de patinete elétrico nesta sexta-feira, em Porto Alegre, e presta condolências aos familiares e entes diante dessa perda. A empresa comunica que busca entrar em contato com a família da vítima.
Todas as viagens da JET contam com seguro para acidentes de trânsito, cabendo ser acionada para o acesso ao seguro. A empresa também reitera seu compromisso com a educação no trânsito. A empresa conta com uma equipe de instrutores se revezando nas principais estações de retirada do veículo, a fim de orientar sobre regras de uso, frenagem e manobras.
Ainda, é comum a JET realizar aos fins de semana a campanha educativa Escola de Direção Segura em principais pontos das cidades em que atua a fim de orientar a população.
Vale ressaltar que, no início de cada viagem, o usuário pode observar pelo aplicativo como estacionar de forma adequada sem atrapalhar o trânsito de pedestres ou demais veículos.
Em cada viagem, ele acessa reels (vídeos) explicando as principais regras, como: a idade mínima é de 18 anos; é proibido largar o veículo nas calçadas; fazê-lo de transporte de carga ou levar acompanhante ou animais.