Amigo presente, agregador de pessoas ao seu redor e músico talentoso. Assim é descrito Vinicius de Andrade Cordeiro, 43 anos, vítima de acidente com patinete nesta sexta-feira (1º), em Porto Alegre. Publicitário, estudioso e multi-instrumentista, Vini, como era chamado em seu círculo de amizades, foi sepultado na tarde deste sábado (2), na Capital.
— Quem conviveu com ele conheceu um cara doce, uma pessoa maravilhosa. Às vezes um pouco turrão, mas alguém especial com quem tivemos a alegria de conviver — descreve o amigo e colega de banda Lico Silveira.
Vinicius integrava a banda Os Latinoamericanos, grupo que interpretava releituras de canções de Belchior e dava passos em direção ao trabalho de composição autoral.
— Ele era um grande arranjador. O melhor compositor que conheci. Nossa mola propulsora. Dominava violão, guitarra e seu principal instrumento, o contrabaixo. Estava aprendendo saxofone e trompete — conta Lico.
Ainda abalados e tentando assimilar a perda trágica, os músicos avaliam a continuidade do projeto. Lico afirma que ao menos um projeto está definido: terminar as composições iniciadas por Vinicius.
— É um compromisso com ele. Uma forma de não deixar morrer o que este cara criou — define.
Na despedida, neste sábado, os colegas homenagearam Vini tocando algumas de suas canções favoritas. O músico deixa esposa e dois filhos, de quatro e 14 anos, frutos de relacionamentos anteriores, além da mãe e duas irmãs.
Investigação
A apuração sobre as circunstâncias do acidente estão sob responsabilidade da Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito. As autoridades buscam imagens e testemunhas. O motociclista, ferido na colisão, recebeu alta hospitalar e deverá prestar depoimento nos próximos dias.
O acidente que vitimou o músico Vinicius de Andrade Cordeiro, 43 anos, ocorreu nesta sexta-feira (1º), quando atravessava numa patinete elétrica a Avenida Protásio Alves, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, obteve imagem que exibe a dinâmica do fato (veja abaixo). Cordeiro cruzava a via, junto a uma faixa de segurança, quando percebeu a aproximação de uma motocicleta.