Com decoração nas cores da bandeira alemã, petiscos, cerveja e música típica, o barco Cisne Branco reuniu em torno de 150 convidados para uma confraternização pelo bicentenário da imigração alemã no país. O evento, inspirado na Oktoberfest, também marcou o lançamento oficial dos mais de 120 metros de extensão de painéis já instalados com a história dos primeiros imigrantes no Muro da Mauá. Nesta terça-feira (22), os convidados puderam curtir o pôr do sol em passeio de barco pelo Guaíba.
O diretor da HMídia e sócio do Consórcio Novo Muro da Mauá, João Pedro Nunes da Silveira, comenta a decisão de focar os novos painéis na imigração alemã.
— Esse povo trouxe para o Estado e para a cidade uma cultura diferenciada e compromissada. Nada mais importante do que referenciarmos isso e mostrar para as pessoas o quão importante é esse povo — afirma.
O papel do paredão durante a cheia de maio em Porto Alegre foi enaltecido pelo diretor da HMídia:
— A importância do muro na enchente não tem tamanho. Se não tivesse o muro, as coisas teriam sido muito piores. De qualquer maneira, o muro se mostrou muito forte.
Na fase anterior, chamada Muro dos Pedidos, um painel de 48 metros exibia o Negrinho do Pastoreio e o cavalo Caramelo, símbolo da resiliência após a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. A simbologia do Natal será destacada no Muro da Mauá, mas o consórcio não antecipa o que será feito em termos de intervenção.
Parado por 78 dias durante a inundação, o barco voltou a navegar apenas no dia 20 de julho. Ficar sem os turistas vindos pelo Aeroporto Salgado Filho foi outro problema.
— Estávamos contando os dias para a reabertura do aeroporto. Esperamos que isso faça a maior diferença, porque a cidade, o varejo e o comércio ficaram impactados. Agora todos estão esperançosos — diz a diretora-geral do Cisne Branco, Adriane Hilbig.
Os oito painéis com as homenagens à imigração alemã podem ser vistos na Avenida Mauá, nas imediações do entroncamento com a Rua Capitão Montanha, seguindo em direção à Bento Martins.
Seis temas estão representados: famílias, tecnologia, culinária, religião, lugares e cerveja. Esta etapa do muro com as homenagens ao bicentenário da imigração alemã no Brasil ficará exposta até dezembro.
Saiba mais
O Novo Muro da Mauá é uma concessão da prefeitura para as empresas de OOH HMídia e Sinergy. A fase atual, que homenageia à imigração alemã, tem patrocínio da Stihl e apoio do Hospital Moinhos de Vento e Arroz Rei Artur.