A operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (Baco), na região metropolitana de Porto Alegre, será encerrada na madrugada desta segunda-feira (21). A partir desta data, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, passará a receber a demanda.
Segundo a concessionária Fraport, que administra o Salgado Filho, o último voo comercial a ser realizado na Baco será da companhia aérea Latam. Com saída de Canoas às 2h15min de segunda, o avião tem como destino Guarulhos, em São Paulo.
Foi em razão da enchente de maio que a Base Aérea de Canoas passou a ser usada emergencialmente para suprir parte da demanda de mobilidade do Rio Grande do Sul. A pista do aeroporto Salgado Filho, principal ponto de embarques e desembarques do Estado, ficou 75% submersa durante a cheia, o que gerou diversos prejuízos.
Dessa forma, diversas obras passaram a ser feitas para que o Salgado Filho pudesse voltar a ser usado. De acordo com a Fraport, intervenções como limpeza, instalação e inspeção de bases de concreto, além de ações na pista de pouso e decolagem já foram feitas. Os reparos devem seguir até dezembro, quando há a expectativa de retomada completa do aeroporto.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as atividades da Brigada Militar e voos de aeronaves de pequeno porte que atendem às demandas de reconstrução do Estado, assim como aeromédicas e de assistência humanitária, seguirão ocorrendo na Baco até a recuperação total do Salgado Filho.
A Fraport e a FAB ainda não fecharam o balanço da operação comercial da Base Aérea de Canoas durante esses meses de malha emergencial. No entanto, Zero Hora havia apurado, na última semana, que a Baco vinha operando, diariamente, até 26 voos de partida e chegada. Isso significa que o terminal emergencial vinha atendendo aproximadamente 4,5 mil passageiros.
Retorno do Salgado Filho
Fechado desde 3 de maio, o aeroporto Salgado Filho volta a receber público e voos regulares também na segunda-feira. O primeiro avião de companhia aérea, da Azul, chegará às 8h10min, vindo de Campinas (SP).
Segundo a Fraport, 71 pousos e decolagens serão realizados envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo no primeiro dia da retomada, atendendo cerca de 9 mil pessoas.
Depois disso, a partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.
Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.
Até a conclusão das obras de reparo no Salgado Filho, os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Fora deste horário, os trabalhos seguem diariamente para concluir a restauração da pista até o dia 15 de dezembro.
O que diz a FAB
A Força Aérea Brasileira informa que, a partir de 21/10, a Base Aérea de Canoas (BACO) não terá mais voos comerciais em operação na unidade militar. Todas as operações da Concessionária Fraport retornarão para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
No entanto, a FAB esclarece que as atividades aéreas da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e voos de aeronaves de pequeno porte, que atendem às ações de reconstrução do Estado, assistência humanitária e aeromédicas, por exemplo, ainda seguirão na Base Aérea de Canoas, até a plena recuperação do aeroporto de Porto Alegre.
A FAB reitera ainda que a infraestrutura oferecida foi ajustada com a operação militar normal da Base, responsável pela manutenção da defesa do espaço aéreo e integração na região sul do País.