As obras de revitalização do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, serão retomadas no próximo mês. Até o dia 2 de outubro, a estrutura do Acampamento Farroupilha estará sendo desmontada.
Enquanto isso, a primeira etapa de plantio das mudas também permanece. Foram plantadas até agora 60 das 150 árvores dessa fase. No total, serão cultivadas 482 novas mudas como compensação ambiental da extração de 103 árvores que ficavam no local, também conhecido como Parque Harmonia.
Conforme a empresa GAM3, as obras obrigatórias previstas no contrato serão entregues até o final deste ano, pelo menos um ano antes do prazo estabelecido na concessão. Há um mês, reportagem de Zero Hora apontou que cerca de 90% da obra estava concluída.
Os trabalhos incluem o pergolado da Praça da Harmonia, a conclusão do prédio administrativo e ambulatório, o playground Sepé Tiaraju, um conjunto de banheiros e mais uma etapa do plantio de árvores, inclusive na Praça da Harmonia.
Para 2025, restará a terceira etapa do plantio de mudas. É somente no ano que vem que também poderá ser viabilizada a instalação de uma roda-gigante. A atração depende, entretanto, do laudo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) sobre a situação da Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 16, localizada perto da Rótula das Cuias.
A casa de bombas teve problemas durante a cheia de maio em Porto Alegre. Na ocasião, os bairros Praia de Belas, Menino Deus e Cidade Baixa alagaram. O mesmo aconteceu dentro do parque. A GAM3 quer ter certeza de que não haverá futuros problemas de inundação.