A Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) de Porto Alegre interditou nesta semana uma fábrica clandestina de hambúrgueres. A indústria, que não possui CNPJ ou licença de serviços de inspeção, funcionava no bairro Vila João Pessoa, na Zona Leste.
Segundo a equipe, foram encontrados no local alimentos que não possuíam selos de verificação pelas autoridades sanitárias. Após a ação, na terça-feira (20), a vigilância sanitária identificou que quatro lancherias da Capital podem ter adquirido bifes de hambúrguer produzidos no local.
O órgão não divulga os nomes das empresas, alegando que isto poderia prejudicar o andamento de investigações.
De acordo com a gerente da vigilância sanitária, Denise Marques, a fábrica clandestina se assemelha a uma oficina mecânica adaptada para fazer os produtos. Segundo ela, a estrutura apresenta grande risco de contaminação para os alimentos, em razão das condições encontradas.
— Eles preparavam esses bifes, colocavam em refrigeradores em inadequadas condições, assim, enferrujados, desgastados, aí dava aquela "congeladinha" e depois encaminhava, então, para o mercado — disse a gerente da Vigilância Sanitária de Porto Alegre.
— Como a gente não sabe a origem da carne, é muito importante que haja essa responsabilidade — acrescentou Denise.
Além de o espaço ser precário, de acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, foram encontrados no local inseticidas e produtos de limpeza sem procedência.