O motorista de uma Renault Duster morreu após colidir em dois postes na Avenida Santos Ferreira, em Canoas, no fim da madrugada deste sábado (17). Um outro ocupante ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao hospital para atendimento.
O veículo estava seguindo em direção à BR-116 quando saiu de uma curva e bateu em um primeiro poste. Depois, rodopiou e colidiu no segundo poste. A batida atingiu o espaço entre a porta do motorista e a porta traseira. Segundo a Brigada Militar, não houve nenhum outro carro envolvido no acidente.
Às 6h40min deste sábado, a perícia chegou ao local para atendimento da ocorrência. Ainda não há identificação da vítima.
À reportagem, moradores da região relataram que é comum a ocorrência de acidentes naquele ponto. Em 2020, por exemplo, quatro homens morreram após um capotamento no mesmo local.
Em nota, a Secretaria de Transportes e Mobilidade de Canoas lamentou o acidente e disse que está trabalhando para evitar que casos como esse ocorram novamente. Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Transportes e Mobilidade de Canoas está implementando um plano abrangente para enfrentar o problema dos acidentes na Rua Santos Ferreira.
A Secretaria realiza análises periódicas e retomou, em abril deste ano, estudos detalhados sobre a acidentalidade, a periculosidade das vias e a velocidade, com o objetivo de adotar ações eficazes em fiscalização.
Para garantir que as ações sejam contínuas e que o histórico de dados seja preservado, está sendo desenvolvido um Observatório de Trânsito, que permitirá a continuidade do trabalho e a manutenção das informações, independentemente de mudanças nos órgãos responsáveis.
Nos últimos cinco anos, a Rua Santos Ferreira tem sido um ponto crítico, com uma alta incidência de acidentes, especialmente em cruzamentos e durante a madrugada. Estudos indicam que 40% dos sinistros ocorrem em 10 segmentos específicos da cidade, e uma parte significativa dos acidentes fatais ocorre entre 22h e 4h. Os principais fatores identificados incluem excesso de velocidade, consumo de álcool e desrespeito à sinalização.
O Município está empenhado em reduzir a quantidade de acidentes nas vias públicas. Para isso, são desenvolvidos programas de educação no transito, a intensificação da fiscalização em áreas e horários de maior incidência e ações de prevenção e conscientização com jovens motoristas.