Porto Alegre iniciou a operação com 12 ônibus elétricos nesta segunda-feira (19). Os veículos na cor verde e com o Laçador estampado atendem três linhas — E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos e E378 Integradora Centro — e partem do terminal junto ao Mercado Público, na Avenida Borges de Medeiros, entre a Mauá e a Júlio de Castilhos.
A reportagem de Zero Hora acompanhou uma das viagens da linha E178 Praia de Belas. Com capacidade para 70 passageiros, o ônibus da empresa eMillenium da Caio/Eletra conta com 28 assentos e possui 12,1 metros de comprimento. Além disso, tem autonomia de 200 a 250 quilômetros e capacidade de armazenamento de bateria de 360kWh.
O ônibus elétrico partiu às 11h19min com 15 passageiros e sem cobrador. A viagem saiu do Centro Histórico em direção ao terminal Azenha. O veículo de número 9603 tem ar-condicionado, espaço para cadeirantes e estava limpo.
A linha E178 Praia de Belas vai realizar 41 viagens diárias. Serão utilizados quatro ônibus em trajeto circular entre os terminais Mercado e Princesa Isabel, na Azenha. E passará pelos bairros Menino Deus, Praia de Belas e Gasômetro.
Durante a viagem, a linha E178 Praia de Belas trafega sem gerar maiores ruídos, algo comum nos veículos mais antigos das frotas normais, e não trepida ao passar por partes da via com paralelepípedos.
— É bem mais tranquilo dirigir o ônibus elétrico. Não precisa fazer aquela correria — compartilha o motorista do veículo Emerson Pessoa, 37 anos.
A E178 Praia de Belas passou por locais como Mercado Público, Cais Embarcadero, Escola Técnica Estadual Parobé, Parque Marinha do Brasil, Shopping Praia de Belas, Hospital Mãe de Deus e Instituto de Cardiologia.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, acompanhava presencialmente o primeiro dia da operação com os ônibus elétricos.
— É uma grata satisfação iniciar esse projeto, que é um laboratório para nós. Que a gente possa desenvolver projetos mais robustos de eletromobilidade e de eletrificação da frota de ônibus de Porto Alegre — disse para Zero Hora.
Em relação ao uso dos veículos elétricos, o titular da pasta ressalta o que deverá ser percebido pelos passageiros da Capital.
— A poluição sonora reduz muito com o uso do ônibus elétrico, além dos benefícios para a saúde e para o meio ambiente de forma geral — observa.
As avaliações de quem utiliza o transporte público
Quase todos os passageiros entrevistados falaram da falta de informações sobre o começo da operação e principalmente do ponto de embarque, já que estavam acostumados com o processo diário no terminal da Rua Uruguai (confira abaixo o que diz a prefeitura).
A técnica em enfermagem Paula Regina, 49 anos, vem de Novo Hamburgo para o trabalho e desce na Rua Uruguai. Dali costuma pegar o ônibus em direção ao Hospital Mãe de Deus. Nesta segunda, foi para o ponto de sempre. Lá, acabou informada de que precisaria se dirigir para o terminal do Mercado Público.
— Faltou um pouco de comunicação por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sobre a troca de paradas. Não foi informado para a população — diz Paula, que esperava para embarcar no veículo coletivo.
A administradora Jéssica Souza, 36, foi avisada por um motorista de outro ônibus no terminal Uruguai de que precisaria embarcar junto ao Mercado. Apesar do problema, aprovou a novidade.
— É bem mais silencioso do que os outros ônibus. Está sendo uma experiência bem bacana — disse ela, que iria descer no Shopping Praia de Belas.
O argentino Ruben Moran, 76, curtia a viagem em direção ao Tribunal de Justiça e estava contente com a experiência.
— É maravilhoso, temos uma sensação de tranquilidade. Me lembra os trólebus (antigos ônibus elétricos) de Buenos Aires — menciona o aposentado.
A estagiária Gabriela Ferreira, 19, estava acompanhada por uma amiga no terminal da Rua Uruguai à espera do ônibus para se dirigir até o Foro Central 2. As duas foram avisadas de que o embarque seria junto ao Mercado Público.
— Vejo o ônibus elétrico como algo melhor para o meio ambiente — afirma Gabriela, dizendo que era sua primeira viagem em um veículo desse tipo.
A analista de sistemas Vitória Medeiros, 28, também aguardava na parada do terminal Uruguai e precisou caminhar até o novo local.
— Não sabia que seria aqui. Fui avisada quando estava na parada da Uruguai — comenta.
Prefeitura afirma que transição foi planejada e divulgada
A prefeitura de Porto Alegre afirmou, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que o terminal Mercado Público/Borges de Medeiros foi planejado desde o início para receber as linhas do projeto piloto dos ônibus elétricos, que são mais altos do que os movidos a diesel.
Segundo a EPTC, a transição da linha do terminal Uruguai para o ponto do Mercado Público/Borges de Medeiros foi divulgada no portal e nas redes sociais da prefeitura.
A EPTC também menciona que as linhas que antes ficavam no terminal do Mercado Público/Borges de Medeiros eram as circulares (C1, C2, C3 e C5). Essas foram deslocadas para a lateral do Mercado Público, ao lado do terminal Parobé.
Três estações de recarga serão responsáveis pelo abastecimento dos coletivos elétricos. Os veículos foram comprados por R$ 38 milhões com recursos da prefeitura. O valor será descontado das três empresas nos próximos reajustes de passagens.
Informações sobre linhas e horários podem ser consultadas aqui.
Saiba mais
Os usuários do Cartão TRI terão gratuidade na segunda passagem, caso embarquem em uma linha diferente no prazo de 30 minutos após desembarcar do ônibus elétrico. O benefício será concedido automaticamente.