A prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, removeu, até o começo deste mês, 297,9 mil toneladas de entulho descartados por moradores atingidos pela enchente durante o mês de maio. Cerca de 40% do município foi afetado pela chuva, que tomou centenas de ruas. As atividades tiveram início no dia 8 de maio e foram concluídas em 30 de junho. Com a retirada dos detritos, a gestão municipal considera concluída a limpeza bruta da cidade.
Segundo o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esta foi a primeira fase de limpeza do município. Agora, de acordo com ele, será feito um “pente fino” pelas equipes nos locais afetados, onde a população fez novos descartes, após a passagem de máquinas e garis, para fazer o recolhimento do entulho da enchente.
Também será feita a lavagem e raspagem de ruas e calçadas onde já não há lixo descartado.
— Planejamos a limpeza até o final de junho. Agora, a próxima etapa será focada na limpeza de ruas e pintura. A terceira etapa começa ainda neste mês e será focada em restauração de asfalto e bocas de lobo, tubulação e drenagem — disse o prefeito.
À reportagem de Zero Hora, Vanazzi garantiu que, em no máximo 15 dias, será concluída a limpeza dos pontos que foram utilizados para o descarte dos entulho. Posteriormente, estes materiais serão encaminhados a um aterro da cidade e à Unidade São Judas Tadeu, em Gravataí, na Região Metropolitana.