Uma nova empresa começará a retirar os fios em desuso dos postes de Porto Alegre na próxima semana. Conforme a prefeitura, a Flatnet Provedor de Acesso à Internet foi credenciada nesta terça-feira (2) como a responsável por remover e dar a destinação correta aos cabos de telecomunicações que não são mais utilizados, mas permanecem nos postes de distribuição de energia.
Desde janeiro, cerca de seis toneladas já foram removidas das ruas da Capital em uma força-tarefa montada pela prefeitura. Entretanto, os trabalhos estavam paralisados em razão da enchente.
A seleção de uma empresa parceira não terá custo para o município. A Flatnet, única a participar do chamamento público, será beneficiada a partir do aproveitamento dos fios em empresa licenciada para a atividade, seguindo exigência de licença ambiental que foi apresentada na documentação do edital.
Um roteiro será divulgado semanalmente pela Secretaria de Serviços Urbanos a partir das solicitações via 156. A retirada dos fios em excesso seria de responsabilidade das operadoras. Em março, a CEEE Equatorial, dona dos postes, deixou de participar da ação comandada pela prefeitura.