Após mais de dois meses da enchente, ruas de Canoas, na Região Metropolitana, seguem com entulhos. No entanto, a prefeitura antecipou o prazo para término total do processo de limpeza. A nova previsão é de que até domingo (21), os bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande estejam totalmente limpos. Já no caso dos bairros Mathias Velho e Harmonia, o prazo é até o dia 28 de julho.
O novo prazo foi informado nesta quarta-feira (17) pelo secretário de Serviços Urbanos do município, Lucas Lacerda. Inicialmente a previsão da prefeitura era de limpar a cidade em 45 dias, a contar de 20 de junho. Ou seja, a cidade estaria limpa até 4 de agosto.
Após a retirada total dos entulhos das ruas, o foco passará a ser os pontos de transbordo, onde o lixo está sendo depositado. O primeiro a ser limpo será o do Parque Eduardo Gomes, que fica no bairro Fátima.
Cerca de 120 mil metros cúbicos do parque estão tomados por restos de móveis, eletrodomésticos e roupas. O depósito temporário foi fechado após ficar superlotado. A previsão da prefeitura é de que até 15 de setembro todos os pontos estejam limpos.
Para auxiliar no transporte dos materiais, carretas bitrem serão contratadas. O edital foi finalizado na última terça-feira (16) e de acordo com o município, os dados dos vencedores estão sendo analisados. Ainda não há prazo para início do transporte.