Com cães e gatos resgatados da enchente de maio, a Feira de Adoção Responsável realiza sua segunda edição neste sábado (20) e domingo (21), no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
São cerca de 200 animais que estão em abrigos temporários. A primeira edição, ocorrida há um mês, foi um sucesso: 202 animais foram adotados nos dois dias de feira.
Segundo Maína Roman, servidora do Ibama, que atua no setor de cadastramento da feira, o público que visita a feira é bem diverso:
— Tem gente com bastante experiência, que já teve animais antes, muitos já com veterinário de confiança, e tem gente com muita dúvida, que é tutor de primeira viagem.
Os cães e gatos expostos já foram avaliados por médicos veterinários, medicados, vacinados e castrados – com exceção dos filhotes, que precisam aguardar um pouco mais para passar pelo procedimento. Eles também receberam microchip de identificação.
Para adotar
É preciso ter mais de 18 anos, passar por uma entrevista, apresentar documento de identificação e comprovante de residência, preencher e assinar um termo de responsabilidade.
Para os interessados em cães, é necessário trazer guia ou peitoral. No caso de gatos, uma caixa de transporte.
Horário da feira
A 2ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos segue até as 17h deste sábado. No domingo, o horário será das 9h às 17h.
O evento é organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do governo estadual, em parceria com o Comando Militar do Sul – Operação Taquari 2, 3º Regimento Osório, Grupo de Resposta a Animais em Desastres, Arcanimal e prefeitura de Canoas.