Após queixas de demora dos ônibus da Transcal em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, passageiros observaram melhora na oferta de viagens na faixa de horário das 7h. Nesta sexta-feira (5), a reportagem de Zero Hora retornou às paradas 58 e 58A, na Avenida General Flores da Cunha, e constatou o tempo reduzido de espera entre um ônibus e outro.
Após ser questionada na semana passada pela reportagem, a empresa de transporte intermunicipal Transcal confirmou que retomaria na segunda-feira (1°) a operação completa das linhas de ônibus entre os Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre. A empresa afirmou que seriam acrescentadas 25 novas viagens nas linhas de Cachoeirinha com as cidades vizinhas, aumentando em cinco o número de carros em atuação. A Transcal atrelou a redução das viagens à enchente, por conta da baixa demanda de passageiros e pela sobreposição das linhas urbanas com as metropolitanas.
Com relação à ocupação, algumas linhas para Porto Alegre chegavam já lotadas, fazendo com que os usuários embarcassem e ficassem de pé. Outras, no entanto, ainda estavam com assentos disponíveis.
— Melhorou nesse horário. Eu uso a Passo do Hilário, mas fim de tarde, do outro lado, demora e eu acabo chamando um aplicativo — afirma o conferente Caléu Silva, 27 anos, que pega ônibus todos os dias.
Outra passageira que também percebeu uma diferença nos últimos dias foi a secretária Sheila Barbosa.
— Meu ônibus, Parque da Matriz, o último era 18h no centro de Porto Alegre. Segunda-feira, melhorou — observa ela.
Apesar da demora, alguns usuários contaram que ainda estão enfrentando longa espera fora do pico, como nos primeiros horários, meio da manhã e final de tarde em algumas linhas. Moradora de Cachoeirinha, a passageira Rejane Menezes Machado teve problemas.
— Quarta-feira eu fiquei 1h40min para pegar um executivo até o centro de Porto Alegre, e depois 1h50min para poder retornar. O que eu fiz? Eu desisti de pegar o ônibus de Cachoeirinha, o Transcal, e peguei um Sogil executivo. Na parada em Cachoeirinha, havia relatos de várias pessoas que estavam há mais de três horas aguardando o executivo — relata.
Questionada, a Transcal afirmou que “sua equipe técnica está continuamente analisando as necessidades de seus clientes e avaliando a possibilidade de incremento e mudanças nos trechos. Destaca ainda que ativou hoje (05/07/2024) quatro novos horários no turno da tarde para as linhas Granja Esperança e Fátima, no sentido Centro-Bairro”.