Funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (9). Além disso, executa trabalho de varrição e capina das ruas. Os funcionários organizaram um protesto na sede da companhia. A terceirizada FG Soluções Ambientais teria atrasado os salários do último mês.
Um funcionário da empresa, que não quis se identificar, afirmou que o pagamento deveria ter sido feito até sexta-feira (5). Segundo ele, são cerca de 150 pessoas prejudicadas.
A reportagem entrou em contato com a FG Soluções. Por nota, a empresa reconheceu que houve atraso no pagamento, mas afirmou que "surpreendeu a reação dos colaboradores, realizando uma paralisação por um atraso de poucos dias na compensação dos salários". Segundo a FG Soluções Ambientais, houve problema no fluxo de caixa "decorrente destes atrasos recorrentes por parte dos órgãos contratantes, gerando esse pequeno atraso nos pagamentos dos colaboradores, os quais recebem, em regra, sempre até o quinto dia útil" (leia abaixo nota na íntegra).
A prefeitura do município garante que os serviços não foram impactados. Além disso, afirma que os pagamentos estão em dia, pois estaria dentro do prazo de 30 dias para efetuar o repasse. O Executivo municipal definiu que o valor será repassado ainda nesta terça para garantir a remuneração aos funcionários.
A FG Soluções também é responsável pela coleta do lixo remanescente da enchente em Porto Alegre. A empresa foi contratada de forma emergencial no mês de junho para auxiliar na limpeza da cidade. Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), não há qualquer tipo de impacto nos serviços contratados pela Capital.
O que diz a FG Soluções Ambientais
Confira abaixo a nota da empresa na íntegra:
NOTA OFICIAL
FG SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA, vem, por meio desta nota, esclarecer aos fatos acerca da paralisação dos serviços de limpeza urbano neste Município de Cachoeirinha/RS.
Inicialmente, externamos o nosso compromisso com a prestação de serviços de qualidade, como vem sendo prestado há 02 (dois) anos neste Município, pautando sempre por um trato respeitoso e transparente com a contratante, os colaboradores e a população local.
A situação dos orçamentos públicos tem sido noticiada diariamente pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, sendo de conhecimento da população a situação de restrição orçamentária dos entes públicos. Esta situação tem gerado atraso no pagamento dos fornecedores, estando esta empresa com crédito a receber em vários órgãos.
Ocorre que, mesmo com os atrasos nos recebimentos, esta empresa vinha adimplindo pontualmente o pagamento dos colaboradores. Todavia, neste mês tivemos uns problemas em nosso fluxo de caixa decorrente destes atrasos recorrentes por parte dos órgãos contratantes, gerando esse pequeno atraso nos pagamentos dos colaboradores, os quais recebem, em regra, sempre até o quinto dia útil.
Reconhecemos o atraso no pagamento, mas nos surpreendeu a reação dos colaboradores, realizando uma paralisação por um atraso de poucos dias na compensação dos salários.
Informamos que estamos enviando todos os esforços para a rápida regularização da situação nos próximos dias e para evitar novos atrasos.
Ressaltamos que os serviços desempenhados são de natureza essencial e a paralisação poderá gerar graves prejuízos à população, inclusive relacionados à saúde pública, pois poderá fomentar a proliferação de doenças e pragas.
Diante disto, informamos que estamos empenhados na resolução do problema com a maior brevidade possível, e confiante na presteza, compreensão e colaboração dos nossos trabalhadores, solicitamos aos colaboradores retornem imediatamente ao serviço, evitando maiores transtornos à população do Município de Cachoeira/RS, ainda mais neste momento de tragédia que o Estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando.