Quando o relógio marcou 10 horas da manhã deste domingo (7), mais um serviço afetado pela enchente foi retomado em Porto Alegre. Depois de dois meses e seis dias inoperante, o catamarã, da empresa CatSul, voltou a realizar viagens entre a Capital e a cidade de Guaíba. O horário de funcionamento é o mesmo de antes da parada, em 1º de maio.
Para marcar a recuperação do transporte hidroviário, foi estabelecida uma tarifa solidária de R$ 10, em vigor por tempo indeterminado. Normalmente, a passagem custa R$ 16,85. O retorno ocorre após reformas nos terminais do Cais Mauá e de Guaíba, com revitalização de paredes, troca de equipamentos, pinturas e outras melhorias.
De acordo com a empresa, agora os espaços estão em condições de funcionamento regular, depois de ficarem alagados por semanas. Contudo, como o túnel de pedestres no Centro Histórico de Porto Alegre segue fechado, a orientação é que a entrada seja feita pelo acesso dos carros, na Avenida Mauá, 1.050, cruzamento com a Sepúlveda. A estrutura do Pontal foi a que sofreu menos prejuízos.
— O dia de hoje está sendo muito especial. É o retorno depois de 66 dias, em que tivemos todas as nossas hidroviárias invadidas pelas águas. Retornamos com a premissa número um da empresa, que é a segurança na operação. Ainda temos alguns detalhes para serem melhorados, mas o mais importante é a população aceitando a nossa operação novamente no seu deslocamento entre Porto Alegre e Guaíba — diz o diretor de operações da Catsul, Carlos Bernaud.
Nesse primeiro dia, famílias como a da coordenadora de relacionamento com cliente Juliana Maurici, 40 anos, resolveram fazer o trajeto e apoiar a recuperação. Para celebrar o retorno do serviço, clientes foram recebidos com mensagens de agradecimento e bombons.
— Essa retomada é muito importante para fortalecer os negócios atingidos. Somos de Canoas e gostamos de pegar o catamarã para ir passear em shoppings de Porto Alegre. É um serviço rápido, seguro e de ambiente bom para a família. Toda equipe é muito simpática. Com esse tempo frio, decidimos aproveitar a promoção, levar minha filha e a amiga dela no cinema — conta Juliana, que participou da viagem no primeiro horário do dia.
Nessa largada das atividades, o wi-fi e ar-condicionado não estarão em funcionamento. No total, serão 28 viagens de segunda a sexta-feira – 14 para cada lado nos dias úteis – bem como 11 partidas aos sábados e nove aos domingos e feriados, mesmos números de antes da paralisação.
— A população pode se deslocar para vir trabalhar em Porto Alegre com toda a segurança. De Guaíba para o Pontal, a viagem tem em torno de 12 minutos. É muito rápido, tem toda uma atratividade de tempo. O mesmo acontece para o Centro de Porto Alegre. Sem trânsito, sem sinaleira, em 25 minutos se está no local. Então, isso é o mais importante — conclui Bernaud.