A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, deve lançar na próxima semana um edital para contratação de carretas bitrem. Os caminhões serão utilizados para o transporte do entulho da enchente de maio até o aterro de Gravataí. A informação foi repassada nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Serviços Urbanos.
Atualmente os resíduos retirados das ruas estão sendo levados para quatro pontos de transbordo. O maior está localizado no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. De acordo com o secretário Lucas Lacerda, a previsão é de que os quatro locais sejam totalmente esvaziados na metade do mês de setembro.
— Nesse momento estamos focados em recolher os entulhos, em limpar as ruas. Poucos caminhões saem em direção ao aterro. Só depois de terminar a retirada iremos enviar os resíduos para Gravataí — explicou.
Em relação à limpeza das ruas, a prefeitura mantém o prazo de 45 dias para conclusão da retirada do entulho e limpeza de vias. O prazo foi estabelecido ainda em 20 de junho. Até o momento, mais de 167 mil metros cúbicos de resíduos foram recolhidos. Equipes estão trabalhando 24 horas no bairro Mathias Velho para acelerar o processo.