Desde a catástrofe climática de maio no Rio Grande do Sul, a definição técnica do Guaíba voltou à pauta. Este novo episódio do Perimetral Podcast aborda o tema que tem mexido com os porto-alegrenses há décadas: afinal, o Guaíba é um rio ou um lago?
A questão pode parecer meramente acadêmica, mas envolve implicações práticas (de preservação ambiental) e até mesmo políticas.
Para discutir sobre o assunto, Paulo Germano e Juliana Bublitz recebem no estúdio a professora titular do Departamento de Geografia da UFRGS, Nina Simone Moura, e o geólogo José Oliveira, pesquisador na Unisinos.
O professor destaca a perspectiva histórica sobre o tema, lembrando que, durante o período de glaciação, milhares de anos atrás, o Guaíba já foi um rio. Para ele, no entanto, o manancial passou a apresentar, com o passar do tempo, características de lago.
Já a professora Nina Simone afirma que, embora tradicionalmente chamado de rio, o Guaíba apresenta aspecto híbrido, comportando-se tanto como lago quanto como rio, dependendo dos critérios analisados.
O podcast é publicado toda sexta-feira no YouTube, no site e no aplicativo de GZH. Também está disponível plataformas Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.