A forte neblina que atingiu a Região Metropolitana provocou atrasos e cancelou voos na Base Aérea de Canoas na manhã desta quarta-feira (12). As operações somente foram retomadas após a aparição do céu aberto, próximo ao meio-dia.
Conforme a Fraport, até por volta das 11h, uma chegada, de um voo da GOL que vinha de São Paulo e deveria pousar em Canoas às 8h, foi cancelado. Por consequência, o voo que retornaria para a capital paulista, previsto para sair 9h30min, também foi cancelado. Essa aeronave foi desviada para o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (SC).
Outro voo de chegada, da Azul, vindo de Campinas, que deveria chegar a Canoas 9h55min sofreu atraso e chegou às 10h27min. O voo de volta para o Estado de São Paulo, previsto para 11h25min, ocorreu às 11h46min.
Atualmente, a base aérea recebe cinco voos de chegada e cinco de partida por dia. A instalação militar dispõe de equipamentos que auxiliam pousos e decolagens sob visibilidade reduzida, no entanto, eles estão disponíveis apenas para os aviões da Aeronáutica. A tripulação civil teria que passar por treinamento prévio para a operação, o que inviabilizaria o propósito de ser uma solução paliativa ao aeroporto de Porto Alegre.
Para tentar amenizar o fechamento do aeroporto Salgado Filho, a Base Aérea de Canoas vai poder ter novas partidas e chegadas ainda nesta semana. A garantia é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo publicou o colunista Jocimar Farina na terça-feira (11).
Dois novos voos deverão desembarcar no local. Na semana que vem há a expectativa de ampliar em mais três.