A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, identificou nesta quarta-feira (19) uma infiltração no dique do bairro Rio Branco. Durante o dia, vídeos circularam pelas redes sociais mostrando alagamentos no local.
As equipes estão colocando argila no lado externo. De acordo com o secretário de Obras, Guido Bamberg, também serão adicionadas, nos próximos dias, uma manta protetora e sacos de areia para conter a infiltração. Mesmo com o problema, a prefeitura entende que não há risco na estrutura.
— As equipes técnicas em comum entendimento concluíram que não oferece nenhum tipo de risco de uma nova ruptura na estrutura. Então, não há qualquer motivo para pânico, alarme de evacuação, nada disso. O dique está consolidado, e a comunidade pode ficar segura de que não há nenhum tipo de alarme ou alerta de evacuação — afirmou Bamberg.
A força da água da enchente de maio causou o rompimento de 50 metros no dique.
Sacos de areia também foram instalados na Avenida Guilherme Schell em frente à Cassol, no bairro Rio Branco. A medida, segundo a prefeitura, foi tomada como forma de prevenção para a chuva dos próximos dias, mesmo que ainda não haja expectativa de a água avançar neste trecho.