A Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (Afeet) lançou a campanha #RSdeNovonoAR, que pressiona por celeridade na reativação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O terminal permanece fechado em razão da enchente de maio. O evento ocorreu nesta sexta-feira (14), na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav/RS), no Centro Histórico.
A agente de viagem e vice-presidente da Afeet Brasil, Rosane Ávila, reforça a importância da reabertura do Salgado Filho para os setores do turismo, da economia, do esporte e da saúde.
— Estamos enfrentando muitos desafios, porque colocar nossos clientes em Florianópolis gera um custo imenso. Além do valor do bilhete aéreo até São Paulo, que seria o destino para voos internacionais — afirma a dirigente.
Durante o lançamento, que contou com a presença de empresários da área do turismo e mais de 50 pessoas, foi explicado que a campanha busca unir forças para a reconstrução do setor, bastante prejudicado pela cheia histórica.
— Nós achamos importante fazer uma mobilização da sociedade gaúcha, porque todos os setores estão enfrentando a mesma dificuldade. Se queremos reaver a nossa economia, precisamos nos unir para que o Aeroporto Salgado Filho seja reaberto e possamos voltar à normalidade — reflete Rosane Ávila.
A diretoria da Afeet aproveitou para convidar associados e interessados para participar de audiência pública chamada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), na sua sede na Washington Luiz, 1.100, para discutir o cenário do aeroporto. O evento será na segunda-feira (17), às 14h.
A entidade acompanha as pesquisas que são desenvolvidas sobre o setor, às quais indicam que os aeroportos em uso para substituir o Salgado Filho atendem somente 14% da demanda normal. Isso significa que a Capital e o RS estão perdendo espaço.
— Estamos nessa luta que visa inspirar à ação, mobilizar a população para que juntos encontremos soluções e pressionemos por ações eficazes — diz a profissional da área de Marketing e Comunicação da entidade, Florinda Pargas Gabaldon.
Em virtude do alagamento da pista e das áreas de circulação de passageiros, as operações no Salgado Filho seguem suspensas por tempo indeterminado. O terminal de cargas foi reaberto na terça-feira (11), mas a liberação dos voos comerciais não tem data oficial de retorno.
Parte dos voos de passageiros ocorre na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana. Os embarques e desembarques acontecem no ParkShopping Canoas. O Salgado Filho foi fechado em 3 de maio pela empresa concessionária Fraport Brasil. O motivo para a decisão foram as dificuldades para acessar o local e os inúmeros danos causados pela água durante a inundação em equipamentos, na pista e no mobiliário.
Saiba mais
A Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (Afeet) existe desde 1983. Trata-se de uma entidade que reúne executivas de empresas de turismo de todo o Brasil, com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor turístico e fortalecer a participação da mulher na liderança empresarial. A Afeet integra a Fiaseet (Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas).