Moradores de nove bairros de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, estão em alerta devido à elevação das águas do rio Gravataí. Conforme a medição das 14h desta sexta-feira (21), o nível está em 4m64cm, faltando 10 centímetros para atingir a cota de inundação. Além disso, o município também monitora os arroios Passinhos e Sapucaia.
A orientação da Defesa Civil é de que os moradores dos bairros Carlos Wilkens, Jardim América, Jardim Mauá, Santo Ângelo, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, Parque da Matriz, Veranópolis, Meu Rincão e Eunice Velha elevem os móveis em até um metro e, se possível, deixem as residências.
— O Rio Gravataí está subindo um centímetro por hora e deve atingir a cota de inundação ainda nesta sexta. Não há risco de ocorrer um evento como maio, mas pode causar alagamentos e atingir residências mais baixas — explicou o diretor da Defesa Civil, Vanderlei Marcos.
Além da elevação das águas, uma casa de bombas do município não está funcionando. Os seis equipamentos do local estragaram durante a enchente de maio e ainda não retornaram do conserto. Três bombas auxiliares foram instaladas para ajudar na drenagem da água no bairro Eunice Velha. No entanto, já há pontos com alagamentos, especialmente na Avenida João Pessoa.
As previsões que apontam chuva de domingo (23) até quarta-feira (26) também preocupam a cidade. A Defesa Civil afirmou que o sistema pluvial colapsou e o solo está encharcado, o que pode tornar a situação ainda mais crítica nos próximos dias.