Com uma nova paralisação da Estação de Bombeamento de Água Pluvial número 3, na Avenida São Pedro, alagamentos voltaram a ser registrados em áreas do bairro São Geraldo e Floresta. Entre as localidades atingidas estão a Rua Voluntários da Pátria com a Avenida São Pedro, a Rua do Parque e a Rua Conselheiro Camargo. A reportagem de GZH passou pela região no começo desta terça-feira (4) e retornou no final da manhã, percebendo pontos que estavam secos e voltaram a apresentar acúmulo de água.
A Ebap 3 tinha ficado sem operação e voltado a funcionar na segunda-feira à noite após um defeito em um gerador. No entanto, durante a madrugada desta terça-feira, apresentou um problema no motor, o que ocasionou nova suspensão no funcionamento.
— Eu consegui entrar na oficina para começar a limpeza no sábado e domingo. E na segunda-feira, a gente já não entrou porque a água estava dentro da porta de novo. Deu prejuízo, dois metros de água dentro da minha oficina — relata Urubatã Lima, 66 anos, proprietário de uma oficina mecânica na Rua do Parque.
O Dmae afirma que não há previsão para retorno da estação. O departamento confirma que 16 das 23 casas de bombas da Capital estão funcionando atualmente.
Outra reclamação dos moradores e comerciantes no entorno está relacionada às enormes pilhas de entulhos que se acumulam na região. Na Rua Voluntários da Pátria, na altura do número 1.200, montanhas de lixo tomam conta da calçada. Equipes do DMLU faziam a limpeza de parte dos resíduos no final desta manhã, com apoio de caminhões.
O lixo também dificulta o acesso de veículos em algumas áreas do bairro Floresta, como na Rua Santos Dumont, onde uma enorme pilha de detritos bloqueia parcialmente o trânsito.