O Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na parte seca do bairro Menino Deus, atua como um ponto de abrigo para famílias e conta com voluntários na parte de recreação para as crianças tentarem se distrair em meio a tragédia que atinge a Capital e todo o Rio Grande do Sul.
O diretor-geral da Secretaria de Esporte e lazer do Estado, Bruno Ortiz Porto, falou com a reportagem da Rádio Gaúcha sobre as atividades que estão sendo feitas no local ocupado por cerca de 350 pessoas.
— Têm muitas crianças aqui. A gente tá organizando umas atividades lúdicas, até para criançada ocupar a cabeça, se divertir um pouquinho dentro dessa desgraça toda. Elas precisam se divertir. São muitos voluntários, que ajudaram até no projetor que montamos para ter um cinema ao ar livre aqui para as crianças — comentou.
Em seguida, o diretor falou sobre a importância da prática esportiva para a saúde física e mental dos menores, que precisam ser realizadas, na medida do possível, mesmo em meio ao caos.
— A gente tá tentando usar esse nosso viés do esporte para entregar alguma coisa boa para esse pessoal no meio dessa desgraça toda — concluiu.
A Secretaria de Esporte e Lazer é responsável pela administração do Cete e realiza os trabalhos em parceria com prefeitura de Porto Alegre.