Transformado em abrigo desde que a calamidade climática se instaurou em Porto Alegre, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na parte seca do bairro Menino Deus, proporcionou um momento de leveza em meio ao caos. Na noite da última terça-feira (7), voluntários organizaram uma sessão de cinema ao ar livre para os abrigados.
Ligado à Secretaria do Esporte e Lazer, o local acolhe cerca de 350 pessoas desde a última sexta-feira (3), entre elas uma centena de crianças. Por conta da presença da garotada e por ter uma pista de atletismo e um campo com grama, o local tem recebido uma série de atividades recreativas para meninos e meninas — como jogos de futebol, show circense e cama elástica.
Incansáveis no trabalho, os voluntários levaram até o local um projetor. Com o apoio de servidores, o equipamento foi instalado diante de um prédio arredondado ao lado da pista, normalmente usada pela vizinhança e por atletas para treinos e prática exercícios físicos. A torre foi transformada em telão.
Ao cair da noite, quando as imagens começaram a aparecer, uma plateia se formou ao natural — e não só de crianças: os pais também pararam para assistir, em busca, quem sabe, de um pouco de distração diante de tanto drama. O filme projetado foi Shrek, com o famoso ogro verde arrancando sorrisos dos pequenos.
Se o tempo estiver bom (ainda que as previsões sejam de chuva), pode ocorrer uma nova exibição nesta quarta-feira (8) e, dependendo de como as coisas evoluírem, a intenção é seguir oferecendo a atividade gratuita para amenizar, ao menos por alguns minutos, a vida de quem perdeu tudo.