A prefeitura de Porto Alegre está negociando a remoção de famílias que possuem residências nas imediações do dique do Sarandi, na Zona Norte, para que obras de reparo sejam feitas na estrutura. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura anunciou um bônus-moradia no valor de R$ 127 mil para famílias que moram em cima do dique.
Segundo a prefeitura, ao menos 37 moradias terão que ser demolidas em um primeiro momento para que as máquinas cheguem até o ponto onde será feito o reparo no dique. O pagamento do bônus, segundo a prefeitura, garantiria que cada grupo familiar afetado pelas obras na estrutura pudesse adquirir uma nova residência.
Moradores da Vila Nova Brasília, que vivem sobre o dique, no entanto, exigem que todos os moradores das imediações da estrutura recebam o benefício, o que representa 255 famílias. Os residentes justificam que não desejam mais morar no local, pois foram diretamente afetados pela enchente.
— A gente quer uma garantia que todas as famílias, tenham a mesma chance de assinar esse papel. Não queremos que eles (prefeitura) saiam daqui com promessas ao vento — diz uma das moradoras que terá sua casa demolida, Juliana Barreto de Souza.
A prefeitura afirma que espera chegar a um acordo com a população o quanto antes para que consiga realizar o reparo na estrutura até o final desta semana.