Um dos motores da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, em Porto Alegre, chegou a ser ligado nesta segunda-feira (13), mas queimou após permanecer ligado por aproximadamente 30 minutos. As informações são do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
O órgão informou que o outro motor na Ebab está sendo recuperado e será religado nesta terça-feira (14). Já a máquina estragada terá de ser substituída. O funcionamento do equipamento é fundamental para que a água bruta seja bombeada para a estação de tratamento (ETA) da região.
Assim que a Ebab estiver com a situação normalizada, está prevista a retomada da operação dos motores da ETA Moinhos de Vento, que parou de funcionar nos primeiros dias da enchente na Capital, após ficar inundada. A volta da operação, contudo, depende de outros fatores, como volume de chuva e nível da água do Guaíba.
Nas redes sociais, o Dmae publicou uma nota explicando que o motor não foi substituído nesta segunda-feira devido ao seu peso. "O motor pesa 2,3 toneladas. Vai ser içado pelo telhado de um prédio e carregado por um flutuante até o outro prédio. Para não comprometer a segurança da operação, é melhor fazer na luz do dia."